Popular Posts

Minggu, 19 Agustus 2012

Fazendo arte com trator!


Para muita gente, um dos aspectos mais encantadores de uma obra de arte é a atemporalidade, a sensação de que o trabalho de um criador poderá seduzir olhares por décadas ou até séculos após sua realização.
Pois a artista sueca Gunilla Klingberg propõe um ponto de vista oposto com seu projeto mais recente, A Sign in Space (“Um Sinal no Espaço”), que ela começou a exibir no mês passado na praia de Laga, entre o Mar Cantábrico e o Golfo de Biscaia, no País Basco (comunidade autônoma localizada no norte da Espanha).



Baseando-se no calendário lunar, Gunilla atua de acordo com o movimento das marés. Aproveita, portanto, os momentos de maré baixa para traçar seus desenhos que, com a subida gradual da água, vão sendo apagados pouco a pouco.


Não bastando a originalidade conceitual da artista, ela prima também pela criatividade na forma como executa a ideia: os traçados são feitos por um molde de aço anexo a um rolo de trator. A cada passo do veículo, um pedaço de A Sign in Space, composto por formas como estrelas vai aparecendo nas areias.


“Talvez esta obra reflita o caráter não permanente das coisas”, diz Gunilla a respeito de sua criação, que ela costuma apresentar em sessões de dois ou três dias interrompidas, é claro, pela ação das marés. Um método que permite que a cada novo “desenho motorizado” a autora possa “reinterpretar” suas próprias figuras. E dá, em certa medida, crédito parcial ao motorista do trator.


A Sign in Space é um dos trabalhos da exposição Sentido y Sostenibilidade (“Sentido e Sustentabilidade”), que ocorre entre 21 e 23 de setembro em vários municípios que margeiam a Reserva da Biosfera de Urdaibai, no País Basco.


 Making art with tractor!

Tidak ada komentar:

Posting Komentar